terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que você faria ?

Já disse a velha frase: "Ah, se arrependimento matasse?" Pois bem, eu, particularmente, já teria morrido umas 500 mil vezes. Isso é normal!

Mas pensando bem, se você tivesse a oportunidade de voltar alguns anos atrás, o que faria? Será que repetiria as mesmas escolhas? Namoraria ou casaria com a mesma pessoa? Teria a mesma profissão? Faria aquele telefonema? Diria mesmo aquelas palavras? Se calaria novamente, diante daquela situação? Prenderia aquelas lágrimas? Seja sincero: o que você faria?

Se sua resposta for sim, no sentido de repetir e manter tudo igualzinho ... ótimo para você. Te invejo!

Digo isso pois, infelizmente o arrependimento é algo muito presente na vida de várias pessoas. Arrependimento pressupõe sensibilização acompanhada de mais dois detalhes básicos: a convicção do erro e a emoção, que pode alternar entre vergonha, culpa, raiva, remorso e até mesmo frustração. 

Mas, vamos procurar olhar pelo lado bom. Podemos nos arrepender daquilo que fizemos e também daquilo que deixamos de fazer. Do que foi feito sem pensar e das oportunidades que foram perdidas por pensar demais.

Mas lembre-se também que nem sempre é possível voltar atrás e tentar reverter uma situação. Não se iluda. Às vezes o dano é irreversível e não resta mais tempo para correção.

Mesmo assim, não pense que arrependimento é desonra ou humilhação. Antes, é sinal de caráter, bom senso e humildade. Infelizmente errar é humano e também inevitável, até porque ninguém é perfeito.

Mas se hoje, você tem a oportunidade de reverter a situação, faça isso e seja feliz. Isso serve para todas as áreas. Até porque, a vergonha, raiva, culpa ou depressão advindos da conscientização de uma decisão errada, também não terão sentido se não nos levar a uma mudança de atitude. 

Sendo assim, faça diferente! Seja sábio, reconheça seu erro, mas tenha também atitude para corrigi-lo. E o mais importante, "recomece" tomando ações opostas àquelas que foram tomadas anteriormente.

É isso! Procuro expor aqui fragmentos do que penso assim como também partes do que passo e sinto. Então, vamos lá ... acredite ... todos somos capazes! 

Afinal, o que não nos mata, nos fortalece! E nunca esqueça ou duvide que Deus tem o melhor para cada um de nós, muitas vezes precisamos somente esperar!

3 comentários:

Flávia Cris disse...

Gostei muito do texto.
Acho que alguém dizer que faria tudo d enovo, sem arrependimento, é um pouco de orgulho, pois como disseste bem, não somos perfeito, com certeza já fizemos escolhas erradas.
Não podemos voltar no tempo, mas podemos mudar nossas atitudes por meio do amadurecimento.

Ágacy Celestino Jr disse...

Este texto é tudo de bom amigão ! Parabéns ! Cada dia mais te admiro ! Somos intensos pensadores! :o)

Fillipe Mak disse...

Receio continuar lendo seus posts e começar a te idolatrar. Rsrsrs

Mudar?
Sim eu mudaria. Mudaria tudo sem mudar a essência do q sou hj se fosse possível.
Queria nem q por um momento viver uma vida q naum fosse minha, para que qnd olhasse a minha própria vida tivesse inveja dela e almejasse viver a vida q vivo hj.