quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Olha eu falando de amizade novamente!

“Eu quero ter um milhão de amigos”, já dizia o verso de uma música de Roberto e Erasmo Carlos lá nos idos dos anos 70. Mas será que isso é possível? Não sei. Só sei que tal vaidade anda na mente de muitos de nós.

Afinal, nós - seres humanos - temos essa pretensão de ser os mais populares, conhecidos e queridos. Queremos a cada lugar que chegamos ter alguém para chamar de amigo. Nada mais normal. Mas normal também seria nos perguntar a quantas anda a qualidade das nossas amizades. Temos amigos de verdade ou vivemos uma banalização da palavra amigo, que agora pode ser usada até para o cara em que nos esbarramos na esquina?

Pensar nisso é um grande desafio, principalmente em tempos de Orkut, MSN e similares, onde "se faz amigos" na agilidade de um click. Pense nisso comigo: Amigos existem de todas as formas, é verdade: amigos de farra; de estudos; de trabalho; de academia; amigos de praça; de conversa no bar; de fila no banco; de ponto de ônibus.

E existem também os amigos para essas e todas as outras horas. São os que estão para o que der e vier. São aqueles amigos, de fato, grandes e verdadeiros. Esses são raros! Não são do tipo que se encontra em qualquer esquina. Existem poucos no mercado e encontrá-los é uma dádiva. São amigos em que se pode confiar e com os quais compartilhamos intimidades, sonhos, inseguranças, medos, planos e coisas diversas. São amigos de riso, de choro, de broncas, de grito, de olhar. São amigos aos quais muitas vezes não é preciso dizer nada para que eles entendam tudo. São amigos que ligam, que torcem, que vibram por você, mesmo que distantes. São amigos que vão além de afinidades momentâneas ou interesses parecidos, pois amizade, se for verdadeira, existe até entre pessoas totalmente diferentes. São amigos que não usam o MSN para buscar novos amigos, mas para saber dos antigos, quando o tempo está apertado e vê-los pessoalmente é difícil. São amigos que entendem, se compreendem e se ajudam. São amigos de intensidade garantida. São amigos que não mostram o caminho, seguem juntos na estrada. São amigos que incentivam, apóiam, aconselham. São amigos com os quais não é preciso estar todo o tempo do mundo para se demonstrar respeito e admiração. São amigos que erram porque também são humanos. São amigos que não têm a pretensão de serem os melhores do mundo, mas os melhores que podem ser. São amigos cujos defeitos não são negados, mas que se considera pequenos diante do sentimento sincero. São amigos com os quais é possível, simplesmente, se permitir.

E quer saber de uma coisa? Não é preciso que eles correspondam sempre e invariavelmente às nossas expectativas ou atendam a todos esse pré-requisitos anteriores. Amigos não são feitos de matéria angelical nem têm que ser perfeitos e certinhos E entender isso já mostra que se pode ser ou ter um bom amigo. Não é preciso também ter um milhão deles. Nã-nã-ni-nã-não !!!

Basta apenas que os amigos que se tem sejam verdadeiros a ponto de merecerem ser chamados assim. Não importa se são muitos, se são poucos. O importante é serem amigos que VALEM A PENA!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que profundo!È bom ler uma mensagem como essa e saber que foi seu gde amigo que escreveu.Melhor ainda é ele mesmo(sim,vc André) saber que vc o considera especial.
O que faço pra continuar sendo seu amigo?
Vc não vale a pena.Vale a galinha inteira!!!
Um forte abraço
Seu irmão e amigo
Arthur