domingo, 8 de janeiro de 2012

É difícil definir amigo ...



É difícil definir amigo, mas vamos lá:

Amigo é quem lhe dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que lhe faz falta. 

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não é egoísta para não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que ajuda e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer já o realimenta e satisfaz. 

Amigo é quem entende seu sentimento porque já sentiu, ou um dia vai sentir, o mesmo que você. Um amigo é compreensão para o seu cansaço e complemento para as suas reticências. É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir de vez em quando, sua sede de inovar sempre. É ao mesmo tempo espelho que o reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. O amigo se compadece pelos seus erros, e vibra com o seu sucesso. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o seu sorriso. 

Amigo é aquele que toca suas feridas com mãos de veludo; acompanha suas vitórias com euforia e faz piada para amenizar seus problemas. Amigo é aquele que sente medo, dor, náusea, cólica, e chora, como você. E, se pudesse, sofreria no seu lugar. 

Um amigo sabe que viver é ter história para contar. É quem sorri para você sem motivo aparente, sofre com seu sofrimento, e é o padrinho natural dos seus filhos. É aquele que encontra para você aquilo que nem você sabia que buscava. Amigo é quem lhe envia cartas, esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que lhe ouve ao telefone mesmo quando a ligação parece caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em seus olhos. 

Amigo é aquele que entende o que seus olhos dizem, sem precisar de palavras. É aquele que adivinha seus desejos, seus disfarces, suas alegrias, e percebe seus medos. Amigo é quem aguarda pacientemente que surja aquele brilho no seu olhar e se entusiasma quando o vê surgir. É aquele que tem sempre uma palavra sob medida quando seus olhos se cobrem de lágrimas. E é também aquele que sabe quando você está lutando para sufocá-las na garganta. 

Amigo é como lua nova, é como a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores, que cabem todas na sua íris. Amigo é verdade e razão, sonho e sentimento... 

Amigo é aquele que lhe diz: "Eu amo você", sem qualquer medo de má interpretação. Enfim, amigo é quem ama você e é quem você ama e ponto final.

Mas, além dessa capacidade de compreensão quase infinita, se o amigo nos é acima de tudo precioso é porque preciosos também somos nós para ele. 

Marcelo Batalha

3 comentários:

Elaine Lor disse...

Sim, a amizade é um precioso tesouro, há amizades temporárias e amizades que duram para sempre,aliás amigo mesmo é aquele que não tem tempo que o segure ou o separe, amigo não te usa para obter vantagens, a amizade verdadeira permite que os amigos tenham espaço para respirar e crescer. Amigo verdadeiro sempre estará em contato com você aconteça o que acontecer, pois amigo tem coração e no coração está o amor. Podemos ter poucos, que seja uma amigo, mas o que importa é que ele é verdadeiro.

Arthur Melo disse...

Ser amigo é saber que a cada dia vc consegue tirar do outro o que há de melhor nele e reciclar o que não é assim tão bom,acreditando sempre que possa ser mais,dar sempre crédito a quem merece e quando não tiver certeza,dar o benefício da dúvida.Amigo é aquele com quem vc pensa alto e sabe que não vai ser julgado.Enfim,difícil definir vc André!!Amamos vc mais do que podemos explicar com palavras!Obrigado sempre!!!

Sal de Andrews disse...

Puxa vida, conseguiu me emocionar. Novidade né? rs
Agradeço sempre a Jeová pelo privilégio de poder conhecê-los e de vocês se disporem a nos conhecer de verdade. O resultado? Uma verdadeira amizade que sobrevive mesmo à distância física.
Também me faltariam palavras para descrever a alegria que tenho por vocês existirem e fazerem parte de nossas vidas.
Amamos vocês: Arthur, Cê e Ben.