sábado, 29 de outubro de 2011

Resiliência?


Minha expectativa, tantas vezes ansiosa de que as coisas sejam diferentes neste momento da minha vida, dá lugar à uma certeza tranquila de que, neste momento também, já fiz tudo o que deveria ter feito, e se as coisas são assim e se as mudanças ocorrerão de fato por mais que eu não queira, preciso aceitar este momento, ao menos momentaneamente.

Embora eu sofra muito pelas modificações que ainda não consigo administrar, me sinto grato pelas mudanças que já realizei nestes anos todos, não somente em minha vida, como também na vida de muitas pessoas.

Preciso, no entanto, voltar a acreditar que o que é para ser meu, será novamente um dia. Pois, tudo o que realmente é nosso, pode passar o tempo que for, voltará.

O tempo se encarrega de trazer novamente aquilo que possuímos de verdade, se nos dedicamos integralmente, porem se não nos pertencer realmente, o vento leva embora de uma vez.

Cabe a mim agora ou daqui a algum tempo, a decisão em deixar que o tempo cure ou o vento leve!

5 comentários:

Flávia Cris disse...

O resiliente é aquele que se auto-supera.
Vá enfrente! Lute!
Não aceite as coisas que não quer e não se acomode!
Vais conseguir irmão!

Ágacy Celestino Jr disse...

Olá André! Muito bom o texto. Gostei demais! Fico feliz que administre as coisas levando tudo, neste ponto de vista. Não poderia ser diferente! Que possas superar assim como tantas vezes o fez, essa situação. Afinal, estou ao teu lado já por anos e já passamos juntos por muitas coisas. Como sei disso! Um grande abração e sabes que podes contar comigo. Isto não é um mistério. :o)

Sílc disse...

André, excelente texto, com um tema tão profundo “resiliência”!
A vida se encarrega de nos presentear, surpreender, assustar, alegrar,sem pedir licença.
Muito bem colocado no texto, à balança vai, mas também volta.
Tem meu contato. Se desejar está disponível para nossa ‘troca de figurinhas’.
Fique bem. E, enquanto isso te ofereço uma xícara de chá:
"Temos que estar totalmente despertos no presente para apreciar o chá.
Apenas com a consciência no presente, as nossas mãos podem sentir o agradável calor da xícara.
Apenas no presente podemos apreciar o aroma, sentir a doçura a delicadeza.
Se estamos a ruminar sobre o passado ou preocupados com o futuro, per... deremos por completo a experiência de apreciar a xícara de chá.
Olharemos para a xícara e o chá terá já terminado.
A vida é assim.
Senão estamos totalmente no presente, quando olharmos a nossa volta este terá desaparecido.
Teremos perdido a sensação, o aroma, a delicadeza e a beleza da vida, que poderá ter passado a correr por nós."
Com amor e carinho,
Sílvia

Sal de Andrews disse...

Meus queridos e amados: Flávia, Ágacy e Sílvia.

Muito bom olhar esta postagem e observar em seus comentários, a grandiosa oportunidade que tenho em possuí-los como amigos.

De fato, conseguiram observar minha essência e a razão de minhas ansiedades.

Preciso ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de possuir uma conduta sã num ambiente ou situação complicada, e agir de modo positivo frente as adversidades que se apresentam.

Sei que somente eu posso neste momento definir quanto tempo vou querer ficar alimentando esse sentimento, assim como fazer algo para canalizar essa emoção com uma ação construtiva.

Obrigado por seus comentários! ;)

Dodavau disse...

Amigão,
Usaste o termo correto, resiliência. Você sabe que nós passamos recentemente por uma mudança de circunstâncias. A algumas pessoas que conhecem nossos anteriores alvos tenho dito duas coisas: 1. Nesse velho sistema há uma coisa que não muda: as mudanças. Mesmo que achemos que elas não ocorrerão, elas poderão ocorrer; 2. Nossas circunstâncias podem mudar, o que não pode mudar é o nosso desejo de dar o nosso máximo em prol daquilo que sabemos ser certo. (Mat.6:33).

Tem outra coisa que até fomos lembrados essa semana:
Provérbios 15:15 diz:“Todos os dias do atribulado são maus; mas aquele que é bom de coração tem constantemente um banquete.”


"A vida tem momentos bons e ruins, alegrias e tristezas. Se nos concentrarmos apenas nas coisas negativas, a tristeza tomará conta de nossos pensamentos, e todos os nossos dias serão sombrios. Mas se permitirmos que as bênçãos que temos e a esperança que Deus nos deu dominem nossos pensamentos, os aspectos aflitivos da vida se tornarão insignificantes e teremos alegria no íntimo. Encarar as coisas de modo positivo torna possível termos “constantemente um banquete”." ***w06 1/7 p. 16***

Um forte abraço com amor,

Gibson.