segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Histórias mal resolvidas ...

Todos os dias milhões de desconhecidos se deitam pensando no que deveriam ter feito, onde estão e com quem desejariam estar. Então se você fez o que realmente quis fazer, e se está onde desejou estar, e se tem ao seu lado alguém para amar; reconheça a graça com que foi presenteado.

Eu particularmente agradeço todas as noites, por saber quem eu sou e por ter ao meu lado um presente perfeito.

Histórias mal resolvidas talvez sejam as histórias que mais me chamam a atenção. Acho que todos nós temos um certo interesse por isso. Veja os filmes por exemplo:

O final feliz dura apenas alguns poucos minutos, e nem sempre vale o filme que o concebeu, então - o que nos prende ao filme inteiro? 

Isso mesmo: A história mal resolvida.

A dor e a angústia do mocinho e da mocinha, quando algo os separa ou quando a vida inevitavelmente os arrasta para direções opostas ... E por que esse súbito interesse? 

Quem nunca sofreu por uma história mal resolvida? Quem nunca perdeu o sono pensando no que faltou dizer? Quem depois de um bom tempo nunca ficou com a sensação de que o passado ainda cobra um tributo ou ao menos um esclarecimento? 

Quem nunca teve sequer uma noite terrível? 

Se em certa altura tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita. Se em certo momento tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim. Se em certa conversa tivesse dito as frases que só agora, no meio-sono, elaborou ...

Se tudo isso tivesse sido assim, seria outro hoje, e talvez o universo inteiro seria insensivelmente levado a ser outro também. Mas não virei para o lado irreparavelmente perdido. 

Não virei nem pensei em virar, e só agora o percebo. Mas não disse não ou não disse sim, e só agora vejo o que não disse.

Mas as frases que me faltaram dizer naquele momento surgem-me todas agora: Claras, inevitáveis, naturais!

A conversa fechada concludentemente, a matéria toda resolvida ... 

Mas só agora o que nunca foi, nem será para trás, me dói, me angustia.

3 comentários:

Ágacy Celestino Jr disse...

Perfeito! Muito bom ler isto. Você nos conduz por raciocínios de maneira leve e sem esforço, onde nos deliciamos com as mais profundas inquietações. :o)

Sílc disse...

Bravo André. Que texto lindo. Simples, mas diz tudo!
Levo comigo! Obrigada.
Com carinho
Sílvia

Flávia Cris disse...

Quem nunca queria ter dito ou não dito algo em uma situação?
Muito bom texto pra reflexão!