sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mentiras ...


Fala Pessoal, belezinha?

Costumo ser muito sincero em minha vida, seja em meu trabalho, com minha família, meus amigos e na minha vida social. Também costumo tentar ser honesto comigo mesmo, seja em pensamentos, palavras e ações. 

Odeio mentiras, falsidades e omissões, sejam elas de qualquer magnitude. Creio que no fundo, no fundo ... é tudo mentira: grande ou pequena! 

Não sou dono da verdade, mas sou muito observador. Às vezes olho nos olhos das pessoas que mentem e enganam e que fingem mostrar ser coisas que não são e fico por um lado triste e por outro com pena, pois acredito que pessoas que mentem umas às outras só conseguem enganar a si mesmas, seja diante dum espelho, numa conversa cotidiana ou no leito de uma cama. 

Sozinhos, ah ... sozinhos, tudo vem à tona, e isso deve ser muito frustrante. E é nesta parte do texto que surge a pergunta: para que então mentir? 

Mostrar a outros, o que você não é; é enganar-se numa reputação que você mesmo cria. Minha avó dizia que mentira tem perna curta, mas anda super rápido. Além disso, tem um ditado antigo onde diz que a verdade dói. Concordo plenamente com as duas afirmações e acrescento ainda, que mais vale uma verdade que doa do que uma mentira que nos faça feliz. 

Porque ao mentirmos, desrespeitamos o que existe de mais precioso no mundo: o direito das pessoas acreditarem ou confiarem umas nas outras. Mentir é injusto, desleal. Acredito que ninguém tem segredos que o comportamento não revele. Por isso vivemos em meio a tantas barbáries cibernéticas, assassinatos entre familiares, casamentos descartáveis e pessoas desconfiadas até mesmo de suas próprias sombras. 

Precisamos vez por outra buscar em nossa essência valores que não podem ser esquecidos, necessitamos reaprender a sermos dignos de confiança, o que hoje em dia está cada vez mais difícil. 

Acho que no dia em que eu perder a minha dignidade perderei tudo, por isso vivo a minha vida não como um santo, mas faço de tudo para não enganar ninguém, seja em qualquer campo: social, financeiro, amoroso, etc e tal. 

Este texto serve como um conselho ou uma partilha de idéias, onde eu procuro chamar atenção às pessoas que eu gosto no sentido de transmitir algo que infelizmente vejo não somente na mídia, mas também nas pessoas, nas ruas, nos relacionamentos, etc. 

São mentiras atrás de mentiras, omissões atrás de omissões, peço humildemente a você que lê essa postagem: coragem! Não tenha receio em dizer a verdade mesmo que doa, não tenha medo da verdade, pois a verdade move o mundo no lado positivo e a mentira move para o lado negativo. 

E no final da contas quem perde nisso tudo, o enganado ou o mentiroso?

3 comentários:

Frida disse...

concordo com vc, a mentira destróe tudo. Adorei seu blog

CLÓVIS JECKILL disse...

COMO SEMPRE,SEUS TEXTOS CONSEGUEM ATINGIR DIVERSOS PONTOS DE VISTA SEM PERDER O FOCO.
EU VEJO A MENTIRA COMO A MÁSCARA QUE,SÓ NÃO CONSEGUE ESCONDER O ROSTO DE QUEM A DESFERE QUANDO SE OLHA NO ESPELHO.
MAS COMO ACREDITO QUE TUDO QUE HÁ DE BOM OU RUIM ,SEJA REALMENTE NESCESSÁRIO PARA ESTABELECER UM CERTO EQUILÍBRIO...
EIS AQUI QUANDO USEI A MENTIRA PARA MEU BENEFÍCIO.
SEMPRE DIGO AOS MEUS FILHOS QUE NÃO TENHO MEDO DE NADA,POIS QUERO PASSAR SEGURANÇA A ELES.JÁ MENTI DESCARADAMENTE QUANDO DISSE QUE PODIAM CONFIAR EM MIM,QUE EU RESOLVERIA TUDO (MAL SABENDO ELES QUE EU NÃO TINHA NOÇÃO ALGUMA DO QUE FAZER NO PRÓXIMO MINUTO).
EMBORA A MENTIRA SEJA UMA CONDUTA SUJA,TAMBÉM PODE OFERECER SEUS BENEFÍCIOS SE BEM USADA.

Flávia Cris disse...

Lindo texto, gostei muito!!

Tenho um lema, uma frase que ouvi há alguns anos e gosto muito: "PREFIRO AS PIORES VERDADES QUE AS MELHORES MENTIRAS".

Um dia conseguirei ler todo seu blog!!

abração