segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dom Casmurro

É ... hoje eu vou pegar vocês. Lembram daquele livro, que todo mundo é obrigado a ler na 8ª série (e que muitos fingem que lêem)? Aquele que até cai em vestibular, Dom Casmurro? Sim, este que foi retratado na semana passada numa microssérie global?

Pois então, todo mundo fica na mesma ladainha, desde que o livro foi lançado e até mesmo agora depois da microssérie, se afinal de contas Capitu traiu Bentinho ou não? Era ela culpada ou inocente?

Vários outros livros já foram lançados por outros autores contando a versão de Capitu, a história sob sua versão e dando assim um desfecho e uma resposta à tão insistente dúvida de traição. Porém poucos vêem que o livro e o enigma não são sobre Capitu. É sobre o próprio Bentinho.

Não é a toa que Machado é um dos maiores escritores brasileiros. Não estamos aqui para fazer uma análise literária, calma! Mas você já percebeu que por vezes damos uma de “Bentinho”em nossas vidas?

Bentinho foi alguém que de uma suspeita (talvez até um pouco fantasiosa) fez uma certeza. Bentinho pegou todas suas suspeitas e influências e achou que isso era suficiente pra condenar Capitu. Acabou mandando o amor da sua vida pra Europa.

Triste, não?!

Mais triste ainda é quando nós mesmos fazemos isso. Aposto que se você puxar pela memória virão lembranças de brigas por motivos insignificantes. Amizades que acabaram e até hoje você não sabe o porquê. A briga com o seu namorado ou namorada que, na hora de fazer as pazes, você não se lembrava mais do motivo do litígio.

Pois é, por vezes nos tornamos Casmurros por pura opção!

Pode até ter sido que Capitu e Escobar tenham traído Bentinho, mas isso é uma POSSIBILIDADE, que o Machadão deixou pra nos encasquetar. Mas o ponto aqui é não nos tornarmos Bentinhos da vida.

É sempre bom ter certeza antes de agir, isso eu digo sob qualquer circunstância! Você pode injustiçar alguém ou pode acabar sendo injustiçado. E, permita-me dizer, a vida já traz sofrimentos o suficiente, não precisamos criar outros por conta.

Se suas suspeitas se confirmam aí já são outros 500, o que não pode é ficar na dúvida, no ACHISMO. Eu “acho”que foi, eu “acho” que sim, eu “acho”que fez...

A teoria do achismo é a maior roubada que existe. Pense antes de agir ou você também pode acabar mandando seu amor pra Europa. Nos empenhemos em ser felizes, a vida se empenhará do resto. E ... adeus casmurrice!

Nenhum comentário: